AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

ATENÇÃO METALÚRGICOS da IESA e da BASE - IESA QUER REDUZIR DIREITOS NOS ACORDOS JUDICIAIS ! LEIAM COM ATENÇÃO !



ATENÇÃO METALÚRGICOS da IESA e da BASE:

PROPOSTA da IESA para REPACTUAR os PAGAMENTOS dos DÉBITOS TRABALHISTAS nas AÇÕES COLETIVAS na JUSTIÇA do TRABALHO:


No dia 28 de Abril de 2016 a IESA deu entrada no protocolo do SINDICATO de expediente nos termos dos OFÍCIOS IESA Nº 039 e 040/2016, PROPONDO ALTERAÇÃO das CONDIÇÕES para CUMPRIR os ACORDOS JUDICIAIS FIRMADOS nas AÇÕES COLETIVAS na JUSTIÇA do TRABALHO, conforme se poderá ver os termos das propostas, na integra, anexadas a esta.

Em conteúdo, de PROPOSTA reduz drasticamente as MULTAS FIXADAS por inadimplência aos Acordos Judiciais; isto é, a IESA não cumpriu os Acordos e agora propõe REPACTUAR, em total prejuízo dos trabalhadores, as condições aprovadas pelas Assembleias dos credores para firmar os Acordos Judiciais, decisões que tiveram por base nas deliberações tomadas por voto direto dos credores, as próprias propostas feitas à época pela própria IESA como condição para os Acordos.

A Diretoria do Sindicato, reunida ordinariamente no dia 29.04.2016 (6ª-feira), apreciou e REJEITOU as propostas, considerando como INDECENTE a postura de parte da IESA, pretendendo valer-se da “crise” e da situação de PENÚRIA em que estão colocados muitos credores, para propor enorme redução nos percentuais das MULTAS fixadas na origem da celebração dos Acordos e como condição para, agora, pagar os débitos trabalhistas pendentes. O Sindicato expediu ofício à IESA para notifica-la oficialmente da deliberação tomada pela Diretoria da Entidade.
 
AUDIÊNCIA no MPT no dia 02.05.2016:

No dia 02.05.2016 foi realizada mais uma Audiência entre partes, no MPT, em continuidade nos autos do INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO INSTAURADO pela Procuradoria Regional do Trabalho em face da IESA (ver ata na íntegra pelo site do Sindicato).

 Nessa Audiência foram tratadas questões referentes aos atrasos Salariais e no pagamento dos Vales de Adiantamento Salarial, das GREVES em consequência, e da possibilidade da celebração de um Acordo com base na proposta do DELEGADO DO TRABALHO em mediação havida na GRTE durante o mês de ABRIL de 2016 para fixar condições no objetivo de estabelecer prazos de tolerância, adequação de penalidades, folgas compensatórias mensais de 02 (dois) dias para os trabalhadores (proposta do Sindicato), além de outros desdobramentos. Ficou alinhado, ao final, que as partes (Sindicato e IESA) deverão ajustar a finalização das propostas mediante troca de correspondências nesse propósito e para concluir as propostas de ajuste, seja convocada pelo Sindicato a ASSEMBLEIA dos TRABALHADORES para DELIBERAR a respeito. 

Compareceram na audiência com o Sindicato no MPT, vários Companheiros credores que relataram ao Doutor Procurador as enormes dificuldades pelas quais estão passando, ressaltando o caso de um Companheiro que está prestes a perder a sua casinha financiada pela Caixa Federal por falta de pagamento, correndo o risco de ser despejado do imóvel juntamente com a sua família. O caso foi encaminhado, de imediato, ao Jurídico do Sindicato para providencias de salvaguardar direitos. 

ISTO É VERGONHOSO PARA A EMPRESA; 
COISA DE MAUS PATRÕES e MAUS BRASILEIROS!

Ao final da Audiência, a IESA afirmou, por seus representantes e advogados, que reformulará as propostas e encaminhará novos expedientes ao Sindicato para análise e deliberação.

PORÉM, o SINDICATO deixa patenteada desde já a posição de sua DIRETORIA no sentido da NÃO ACEITAÇÃO da REPACTUAÇÃO PROPOSTA porque a IESA tem a OBRIGAÇÃO MORAL e LEGAL de cumprir os ACORDOS firmados nas AÇÕES COLETIVAS em trâmite na JUSTIÇA do TRABALHO nas condições em que foram aprovados pelas Assembleias dos Trabalhadores (credores), originariamente celebrados e assim acolhidos pelos Juízes nos processos.  

A DIRETORIA do SINDIMETAL/AQA. EM: 03.05.2016.