AO LADO ESTÃO TODAS AS PUBLICAÇÕES E NOTICIAS DESTE ANO SEPARADAS MÊS A MÊS BASTA CLICAR PARA LER ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------->

COMPANHEIROS TRABALHADORES E AOS CREDORES DA IESA - Saiba tudo sobre a Audiência realizada ontem no Ministério Público do Trabalho.



COMPANHEIROS TRABALHADORES E AOS CREDORES DA IESA:
 

Audiência realizada no Ministério Público do Trabalho.


Nesse dia 08 (oito) de AGOSTO de 2016 foi realizada Audiência no Ministério Público do Trabalho de Araraquara, com a presença das partes e de grande número de trabalhadores que compareceram ao ato, em prosseguimento do Inquérito Civil Público em trâmite, promovido em face da IESA a requerimento do SINDICATO (veja a ATA da Audiência, na íntegra, anexada neste site).
 
Nessa audiência foram recapitulados os fatos ocorridos desde a audiência anterior, registrando-se a GREVE dos trabalhadores em curso desde o dia 12.07.2016 por falta do pagamento salarial de JUNHO e da Remuneração de Férias, pois não cumprido pela IESA o Acordo ajustado em Mediação realizada entre partes na GRTE e aprovado pela Assembleia dos Trabalhadores, que flexibilizou o prazo do vencimento para pagar os salários, suspendeu o Vale, além de outros dispositivos.
  
Foi feito amplo relato ao Dr. Procurador sobre o andamento do Processo da Recuperação Judicial e da repercussão tendo em vista o bloqueio de valor naquele processo, cuja liberação para pagar salários e demais encargos decorrentes dos contratos de trabalho está dependendo do julgamento de um Agravo promovido por um Banco Credor, julgamento este pendente no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP).
 
A IESA afirmou não ter perspectiva de solução imediata para saldar salários e outros encargos; ademais, nesse dia 10.08.2016 vencerá o prazo para pagar os salários de JULHO sem haver caixa para pagar, nem parcialmente. Foi ainda relatado ao Dr. Procurador sobre a CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO de ALIMENTOS que o SINDICATO promove na comunidade e no meio sindical.

OUTRO FATO debatido, refere-se à SUSPENSÃO notificada pela IESA, do Diretor Vice-Presidente do Sindicato, o Companheiro JAILSON, para responder a Inquérito sob alegação de Falta Grave e sobre esse fato novo e AGRAVANTE ainda NÃO DENUNCIADO pelo SINDICATO. Sobre esse fato, foi orientado pelo Dr. PROCURADOR ao SINDICATO, que esgote as conversações diretas com representantes da IESA para tentar uma resolução a respeito, ficando marcada reunião ente partes para este dia na parte da tarde, especificamente para trará sobre essa questão.   

Por fim, o Sindicato se posicionou por não concordar com qualquer solução extrajudicial para o Inquérito Civil Público, entendendo que a tomada de medidas judiciais pelo MPT em face da IESA é a solução mais adequada para o enorme conflito, inclusive, considerando o comportamento mais recente da IESA, conforme os dados e fatos que foram relatados pelo SINDICATO ao MPT por petição e documentos juntados ao processo antes da AUDIÊNCIA.  

Este é o relato sucinto da audiência havida no MPT e dos seus desdobramentos a respeito. Vejam a ATA ANEXADA, na íntegra. 

Nesta, 09.09.2016. 

A DIRETODIA DO SINDIMETAL/AQA.